Um pouco do que aprendi com Robert Kiyosaki – NAC Brasil 2017
- Ezequias Silva
- 2 de fev. de 2018
- 4 min de leitura
Robert Kiyosaki é investidor, empreendedor e autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”.
Conhecido mundialmente pelo livro “Pai Rico, Pai Pobre”, best-seller que vendeu mais de 30 milhões de cópias em 80 países.
O norte-americano Robert Kiyosaki tem uma visão diferenciada sobre o modo tradicional de se pensar em dinheiro. Com sua experiência de empresário e investidor e seu jeito irreverente, franco e direto de falar, instiga as pessoas a repensarem suas crenças sobre finanças, levando-as a refletir e agir de maneira diferente. Desde o lançamento de “Pai Rico, Pai Pobre”, escreveu quase 30 livros voltados às finanças e investimentos, sempre em parceria com outras pessoas. Kiyosaki e sua esposa Kim são fundadores da The Rich Dad Company, empresa voltada a fornecer educação financeira às pessoas por meio de livros, palestras e workshops, entre outros.
Nas próximas linhas contarei um pouco do que aprendi com seus ensinamentos neste evento, afinal ele é o meu maior inspirador. Foi a partir da leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre que enxerguei uma nova visão de mundo, consegui compreender que não sabia nada do que deveria saber para me tornar um ser humano melhor, um profissional de sucesso. Esse é um livro que indico para todas pessoas que querem se desenvolver, buscam enxergar uma realidade que realmente fará mudanças de padrões, mudança de visões em suas vidas.
Kiyosaki ao subir no palco iniciou seu discurso afirmando: “Funcionários trabalham por dinheiro, empreendedores não trabalham por dinheiro”. Ao mencionar sobre a situação econômica do nosso país, ele afirmou que os bancos de Nova York estão “fudendo” todo mundo, inclusive os Estados Unidos e que se o provo brasileiro não se cuidar, logo se tornará uma Venezuela, passará pelas mesmas situações.
Ficou bem claro quando Kiyosaki mencionava a diferença entre a classa rica e a classe pobre, pois os ricos têm em comum uma educação financeira desenvolvida enquanto que a classe média buscam um emprego, pagar contas, investir em ações e isso faz com que essas pessoas sejam esmagadas pelo aumento da inteligência artificial.
Ao utilizar o seu cavalete com folhas em branco, Kiyosaki colocou algumas informações muito relevantes:
1ª: No ano de 1971 o dólar foi desvinculado do ouro, o que fez se tornar uma moeda falsa;
2ª: Defasagem do sistema educacional. Pois, assim como o dólar se tornou falso, existem também muitos professores falsos, mas por que a maioria dos professores são falsos? Por que nunca praticaram, nunca fizeram a “coisa de verdade”. E com isso concluiu o raciocínio afirmando com base no cone do aprendizado que a pior forma de aprender é ir à escola;
3ª: Dívidas enriquecem as pessoas, quando usadas a favor delas.
Foi frisado novamente que “a coisa mais importante na vida é saber que o dinheiro é falso, a maioria das pessoas são falsas”. E para reduzir esses acontecimentos, algumas sugestões de investimentos seguros são repassados, como o franco suiço, ouro e prata. São investimentos mais sólidos.
Para relacionar, um comparativo foi feito: “Pai Pobre paga impostos, taxas e tudo isso é dinheiro falso, já o Pai Rico investe em fundos imobiliários, papel, commodities”.
Em seguida foi dado uma ênfase aos profissionais que atuam com o modelo de negócio denominado Marketing Multinível, referenciando o seu próprio livro: Negócio do Século XXI, e neste livro é apresentado o quadrante do cash flow com demonstrações da divisão de categorias da sociedade, basicamente são quatro:
1ª – E (empregados) pagam 40% de impostos. Citou como exemplo o ex-presidente dos Estados Unidos: Barack Obama;
2ª – S (autônomos) pagam 60% de impostos. Citou como exemplo o ex-presidente dos Estados Unidos: Bill Clinton;
3ª – B (empresários) pagam 20% de impostos. Citou como exemplo o atual presidente dos Estados Unidos: Donald Trump;
4ª – I (Investidores) pagam % de impostos. Citou também como exemplo o atual presidente dos Estados Unidos: Donald Trump.
E com relação a cada categoria, Kiyosaki demonstrou que cada categoria tem um foco pré-estabelecido, ou seja:
1ª – E (empregados) querem dinheiro;
2ª – A (autônomos) querem fazer tudo sozinhos;
3ª – E (Empresários) têm uma grande equipe trabalhando para eles;
4ª – I (Investidores) têm uma grande equipe também trabalhando para eles;
Kiyosaki afirma que o grande problema das pessoas é seguir pessoas falsas. Isso vira um quebra, quebra, o que contribuirá para o acontecimento de um grande colapso financeiro nos próximos anos e isso fará os ricos mais ricos, pobres mais pobres. Poupar dinheiro e investir em mercado de ações nunca fará as pessoas alcançarem o topo e que as pessoas com educação financeira nunca mais precisarão de dinheiro. A maioria das pessoas estão desesperadas por dinheiro que simplesmente não se importam se ele é falso ou verdadeiro.
E que o grande segredo é começar pequeno e se comportar como grande. É a mentalidade (mindset). Os afortunados moram do lado direito do quadrante, ou seja, são os empresários e os investidores.
Kiyosaki ainda sugere algumas dicas para os futuros investidores:
1º – Evitar compras de real;
2º – Evitar compras de dólar;
3º – Comprar franco suíço;
4º – Comprar ouro;
5º - Comprar prata;
6º – Jogar o jogo do cash flow.
E também mencionou algumas alertas:
1º – Pessoas não enriquecerão com dinheiro. Poupadores são perdedores, são taxados;
2º - O dólar é falso;
3º - O real é falso;
4º - Os bancos de Nova York emprestam dinheiro ao Brasil com juros altíssimos;
5º – Sua casa não é um ativo, é um passivo. É preciso focar em adquirir ativos.
6º – A sociedade está próxima do maior colapso financeiro mundial.
Kiyosaki afirma que ele é rico porque tem disciplina. E em alguns momentos que as pessoas tiravam fotos, ele frisou que o mais importante é a honra, a disciplina, o respeito, é a discussão e não um autógrafo.
Robert indagou:
Quanta inteligência exige para poupar dinheiro? O sistema é desenhado para enriquecer o governo, os bancos, o Wall Street. O sistema educacional é corrupto. A educação financeira deveria ensinar as pessoas a construírem os seus fluxo de caixa para dentro.
Brasil e EUA estão tentando reerguer o país com dívdas. Pessoas vão para escola e têm medo de cometerem erros. O sistema escolar ensina a não cometer erros.
Foi declarado por Robert Kiyosaki que ele e seu amigo Donald Trump apoiam o modelo de negócio denominado Marketing Multnível. É preciso aprender sobre dívidas. O mais importante é a equipe. Kiyosaki declarou que já falhou várias vezes e que é incrível construir uma equipe. Mas as pessoas estão em grandes problemas porque disseram a elas o que fazer e a maioria delas são preguiçosas.
E veio uma nova indagação feita por Kiyosaki:
É que é preciso para ficar rico? Ser esperto, ter um bom time.
A coisa mais importante para vencer é o desejo, a vontade de buscar a realização dos sonhos.
Robert Kiyosaki
Commentaires